Associação Filosófica Scientiae Studia

Consulte as edições de Scientiæ Studia disponíveis aqui e nas seguintes bases:




Do Vol. 1 (2003)
ao Vol. 13 (2015)


* * *

Bibliotecas que possuem
Scientiae Studia
em seu acervo

* * *

* * *

Grupo de Pesquisa
Estudos de Filosofia
e História da Ciência

Diretório de Grupo de
Pesquisa no Brasil

Com o apoio do Departamento de História e Filosofia e do Departamento da Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina - e do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação Filosófica Scientiae Studia – Brasil

Primeiro Workshop Interdisciplinar sobre História, Filosofia e perspectiva de Cosmologia

Buenos Aires, 29 a 31 de agosto de 2017


Organizadores

Alejandro Cassini (CONICET-Universidade de Buenos Aires)
Marcelo Leonardo Levinas (CONICET-Universidade de Buenos Aires)
Pablo Rubén Mariconda (Universidade de São Paulo)

Convidados especiais

Nathalie Deruelle (CNRS-Universidade de Paris 7, Francia)
Michel Paty (CNRS, França)

Trata-se de um workshop interdisciplinar que pretende reunir físicos, cosmólogos, historiadores da ciência e filósofos da ciência. Seus principais objetivos são: (i) avaliar o estado atual da cosmologia, teórico e observacional; (ii) apresentar sua história, desde a Antiguidade até o final do século XX; e (iii) analisar os problemas filosóficos e epistemológicos fundamentais, tais como os limites da testabilidade das hipóteses e teorias cosmológicas.

O workshop é organizado por Alejandro Cassini e Marcelo Leonardo Levinas (pesquisadores independentes do CONICET em filosofia) e Pablo Rubén Mariconda (professor de filosofia da ciência da Universidade de São Paulo). Contará com quinze participantes, todos convidados pelos organizadores. As conferências de inauguração serão proferidas por dois convidados especiais, a cosmóloga Nathalie Deruelle e o físico e historiador da ciência Michel Paty. Participarão, além dos três organizadores, cinco convidados argentinos e cinco brasileiros. Os convidados se distribuirão, de maneira proporcional, entre físicos ou cosmólogos, historiadores da ciência e filósofos da ciência.

O workshop será realizado em Buenos Aires, nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2017, das 10 às 18 horas. As sessões acontecerão de 10 às 13 horas da manhã e das 15 às 18 horas da tarde. Cada participante terá uma hora para sua exposição, a qual será seguida de uma sessão de perguntas do público presente. As apresentações se realizarão em língua inglesa, espanhola e portuguesa. Está previsto que uma seleção dos trabalhos apresentados seja publicada em um volume especial da revista Scientiae Studia, publicação dedicada especificamente à Filosofia, Sociologia e História da Ciência, editada pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e pela Associação Filosófica Scientiae Studia.

O workshop proposto é o primeiro do gênero realizado na Argentina. Constitui um evento acadêmico que tem interesse potencial para diversos setores da investigação cientifica e também para um público amplo interessado no estado atual da cosmologia física, assim como em sua história e implicações filosóficas.

Programação completa AQUI