Formalismo matemático e representação física

Capa de Formalismo matemático e representação física, de Guido Beck

Formalismo matemático e representação física,
de Guido Beck,
Tradução, introdução, notas e apêndice por Antonio Augusto Passos Videira & Rafael Velloso Luz Associação Filosófica Scientiae Studia, 2022.
192 pp.
Formato: 125x205mm
ISBN:
Preço: R$


Clique aqui para ler um trecho do livro em pdf

O artigo “Mathematical formalism and the physical picture”, escrito pelo físico Guido Beck, é indispensável para compreendermos as muitas e diferentes reações à Interpretação de Copenhague da Mecânica Quântica, principalmente ao apresentar a relação entre o formalismo matemático das teorias físicas e sua imagem teórica. Agora, traduzido e comentado em português, a obra se torna uma valiosa contribuição para a Filosofia e História da Ciência em países de língua portuguesa. Segundo Beck, “uma teoria física pretende fornecer uma representação de certo domínio dos fenômenos físicos. Estamos acostumados a lidar mais com representações físicas do que com os próprios fenômenos”. Para entender o pensamento de Guido Beck, há uma introdução completa, escrita por Antonio Videira e Rafael Luz, que descreve as circunstâncias envolvidas na origem e na elaboração desse texto. Os autores também ressaltam a unidade entre a vida e a obra de Beck, a fim de esclarecer as suas principais ideias. No apêndice, por sua vez, entendemos a análise dimensional e qual sua importância para a física, uma vez que Beck recorre a essa abordagem para justificar seus argumentos.

ANTONIO AUGUSTO PASSOS VIDEIRA (1964) é professor titular no Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor no Programa de Ensino e História da Matemática (UFRJ), colaborador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (MCTI), editor da revista Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro da Associação Filosófica Scientiae Studia. Suas áreas de atuação são a filosofia da ciência, a filosofia da natureza e a história da ciência.

RAFAEL VELLOSO LUZ é doutorando e mestre em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro dos grupos de pesquisa Physikos - Estudos em História e Filosofia da Física e da Cosmologia (FACH-UFMS) e Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS/UERJ). Realiza estudos na área de filosofia da física, em particular sobre as interpretações da mecânica quântica.

Para adquirir envie e-mail para vendas@scientiaestudia.org.br